Pular para o conteúdo
Início » Blog » Qual é a importância da digitação na programação e criação de softwares?

Qual é a importância da digitação na programação e criação de softwares?

Quem trabalha com programação e criação de software ou está começando a estudar isso, sabe que parte do processo, envolve digitar. Em outras palavras, até tudo ficar pronto, há muita digitação dos códigos. Então, ser ágil no teclado faz toda diferença na profissão. 

Por que é importante aprender a digitar bem na programação? 

Uma das principais razões para aprender a digitar bem na programação e criação de softwares é que uma vírgula errada pode comprometer o código. Isso sem contar que há várias linguagens e cada uma delas envolve determinados caracteres. 

Não saber onde estas teclas ficam na hora de escrever o código pode fazer com que o trabalho inteiro fique mais cansativo e dispendioso do que deveria ser.

Ou seja, muitas vezes ao invés de se concentrar nas dinâmicas da linguagem, sejam elas, Python, Java ou PHP, o programador tem que parar o que está fazendo para encontrar o asterisco.

De início, pode até não parecer nada especial, não saber onde exatamente está um caractere, mas quem já trabalha com isso há mais tempo, sabe que faz muita diferença na rotina. 

Qual é a importância da digitação na programação e criação de softwares?
A digitação faz parte da rotina na programação. Foto: Freepik 

Como a precisão na digitação influência na eficiência da programação? 

Em primeiro lugar, uma digitação precisa, evita erro na programação dos códigos. O que, por sua vez, é fundamental para evitar bugs que muitas vezes podem ser difíceis de identificar e de corrigir. Além disso, ao digitar bem, a escrita do código fica:

  • mais rápida;
  • fluente;
  • fácil de ler;
  • compreensível. 

Com um código mais limpo e organizado é mais fácil também trabalhar os projetos em colaboração com outros desenvolvedores. Isso é muito importante, em especial, no mercado de trabalho, onde para colaborar, a clareza dos códigos é essencial. 

Velocidade de escrita

A digitação veloz e precisa permite que você escreva código de forma mais rápida e fluente. Pois, quando você não precisa corrigir constantemente erros de digitação, pode se concentrar na lógica e na estrutura do código que está escrevendo. 

Isso aumenta sua produtividade e permite que você desenvolva softwares mais rápido e sem erros. Assim, você tem tempo e foca também em outras fases do desenvolvimento. 

Tem diferença na digitação de diferentes linguagens de programação? 

Cada linguagem de programação tem sua própria sintaxe única, que inclui regras para a estrutura e, do mesmo modo, para a organização do código. Isso pode afetar a forma que você digita, incluindo a utilização de:

  • palavras-chave;
  • operadores;
  • delimitadores. 

Além de estruturas de controle específicas da linguagem. Aliás, algumas delas possuem maior sensibilidade a letras maiúsculas e minúsculas e outras usam vários caracteres especias e símbolos matemáticos. 

As convenções de formatação também são diferentes. Por exemplo, em Python, a indentação é usada para definir blocos de código; enquanto em linguagens como C ou Java, as chaves ({}) são usadas para delimitar blocos de código.

Como treinar a digitação em uma linguagem? 

Se você já usa uma linguagem ou está conhecendo algumas e quer começar a praticar a digitação para ficar ainda melhor nela, existem ferramentas online que permitem que você treine a digitação em código aberto conforme a linguagem de código real.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.