Pular para o conteúdo
Início » Blog » Quais são os principais tipos de teclado? Prós e contras de cada modelo

Quais são os principais tipos de teclado? Prós e contras de cada modelo

Conhecer os principais tipos de teclado é fundamental para quem usa o computador para trabalho ou é fã de games. Embora seja comum não dar atenção para a escolha deste item, a escolha certa pode melhorar o desempenho de digitação e a jogabilidade. 

Por que conhecer os tipos de teclado? 

É essencial conhecer os tipos de teclado para saber qual modelo vai atender as suas reais necessidades. Isso porque, apenas para começar, existem modelos que são mecânicos, virtuais e de membrana. 

Cada um deles têm suas características únicas que os tornam ótimos para uma necessidade específica. Por exemplo, um teclado ergonômico pode ser uma opção excelente para quem trabalha 8h diárias com digitação. 

Mas, para um adolescente que usa o computador para estudos e outras atividades, talvez não seja a melhor opção. O de membrana, por sua vez, é mais resistente à água. Inclusive, os gamers debatem se em alguns casos ele não é o mais indicado. 

Quais são os principais tipos de teclado? Prós e contras de cada modelo
Alguns teclados têm funções extras e iluminação. Foto: Freepik 

Quais são os principais tipos de teclado?

Um dos principais tipos de teclado é o Padrão, ou os conhecidos por seguir o modelo QWERTY, o qual representa a ordem em sequência das primeiras letras, igual como era com a máquina de escrever. Outros modelos que estão ganhando força são:

  • teclado gamer;
  • wireless;
  • teclado para Smart TV. 

O teclado bluetooth para notebook não precisa de fios. Portanto, são perfeitos para quem não tem muito espaço ou simplesmente não quer ter de lidar com eles. Além disso, costumam ter boa ergonomia e teclas extras para reprodução de vídeo. 

Usar o controle remoto para acessar o teclado da TV costuma ser desgastante. Por isso, há teclados que são próprios para isso, eles geralmente são mais compactos e conectam-se a Smart TV via bluetooth. E também tem teclas extras para reproduzir vídeo e áudio.

Teclado gamer

A grande maioria dos teclados cumprem as mesmas funções, embora uns sejam mais sensíveis ao toque que outros, o que facilita ou não a digitação. Contudo, quem é gamer precisa de um teclado que responda com rapidez extrema. 

Os gamers, por exemplo, podem chegar a ter envios de até 10 comandos ao mesmo tempo. O que eleva a jogabilidade a outro nível. Fora isso, eles ainda permitem programar atalhos e costumam ser antiderrapantes. 

Quais são os melhores tipos de teclado? 

Os melhores tipos de teclado são os que atendem as suas necessidades principais. Dessa forma, se você busca não a velocidade, mas sim a praticidade, pois está sempre em movimento, um modelo flexível vai ser o melhor, por ser dobrável e não fazer barulho. 

Quem trabalha bastante com a teclas, pode se beneficiar mais com um teclado ergonômico, que evite lesões por esforço repetitivo. E quem sofre com LER de modo mais acentuado, talvez prefira um teclado vertical, que oferece apoio continuo para as mãos.

Teclado para canhotos e mistos

Muitos canhotos sentem o desconforto que é usar as teclas numéricas dos teclados que costumam ficar do lado direito. Porém, existe um modelo próprio para quem usa essa mão, com o teclado numérico do lado esquerdo.   

Existem modelos que são mistos e trazem o melhor de cada mundo para quem usa os teclados para mais de uma finalidade, são ergonômicos, tem iluminação e são feitos para os jogos. De fato, eles costumam ser mais caros, mas são uma ótima opção para quem é multitarefa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.