Pular para o conteúdo
Início » Blog » Descubra tudo sobre os teclados virtuais

Descubra tudo sobre os teclados virtuais

Os teclados virtuais têm se tornado cada vez mais populares na sociedade atual. Isso porque, eles tornam tudo mais prático, rápido e inclusivo. Mas, se você se interessa pelo tema, veja mais detalhes sobre ele e os seus benefícios.

O que são teclados virtuais?

Os teclados virtuais são interfaces de entrada de texto, que não tem uma estrutura física. Desse modo, eles são exibidos na tela de um dispositivo, como os smartphones, PCs ou até mesmo tablets.

Com ele, você pode escrever tocando na tela ou falando. Assim, ele torna a digitação de texto mais prática e inclusive, por isso, ele tem se tornado cada vez mais popular no dia a dia. 

Descubra tudo sobre os teclados virtuais
Os teclados virtuais podem vir embutidos no aparelho. Imagem do Freepik.

Quais são os benefícios dos teclados virtuais?

Um dos benefícios dos teclados virtuais é a portabilidade. Isso porque, como eles são exibidos na tela, não ocupam espaço como os físicos. Além disso, há outros pontos positivos, como:

  • suporta vários idiomas;
  • é fácil de atualizar;
  • integra com assistentes virtuais;
  • pode ser customizado.

Muitos teclados desse gênero tem reconhecimento por voz. Desse modo, eles incentivam a acessibilidade. Afinal, faz com que as pessoas com deficiência física consigam produzir um texto sem dificuldade.

Suporta vários idiomas 

O teclado suporta diversos idiomas e layouts. Assim, é possível se comunicar com pessoas de várias regiões, por exemplo. Mas, claro que para isso, é essencial fazer uma configuração prévia no aparelho. 

Facilidade no uso

Para atender a todos os públicos, esse sistema costuma ser fácil e intuitivo. Inclusive, na prática, ele tem a mesma dinâmica da versão física. Então, via de regra, só terá dificuldade quem não teve muito acesso à tecnologia.

Assistentes virtuais

Muitos teclados vêm com assistentes virtuais como a Siri, Google Assistant e Alexa. Desse modo, eles otimizam todo o processo de digitação ao realizar pesquisas na web, controlar dispositivos inteligentes e muito mais. 

Customização

Muitos desses objetos têm a opção de personalização. Assim, você pode criar um design único, inclusive temático, o que o torna ainda mais atrativo. Mas, claro que isso vai depender do modelo escolhido.

Para quem vale a pena usar os teclados virtuais?

Os teclados virtuais valem a pena para qualquer pessoa que tenha deficiência motora. Isso porque, como citado, ele permite a digitação sem que seja necessário tomar uma ação física. Além disso, ele é uma boa opção para quem:

  • trabalha com digitação intensa;
  • precisa criar textos em vários idiomas;
  • está em constante movimento. 

A fadiga na digitação é um grande problema atual, uma vez que, grande parte das pessoas trabalham criando textos de forma constante. Desse modo, uma boa saída é buscar as versões virtuais para aliviar a tensão física.

Digitar durante uma viagem é um grande desafio, mas, muitas vezes, essencial. Então, se esse for o caso, o ideal é usar a opção digital que reconhece a voz. Aliás, vale ressaltar que isso reduz a chances de erros de português.

Como usar o teclado virtual no PC?

Para acessar o teclado virtual em qualquer sistema operacional, basta abrir o menu e pesquisar por ele. Desse modo, o software inicia de forma precisa e simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.