Pular para o conteúdo
Início » Blog » Veja como os diferentes teclados impactam na hora de digitar um texto

Veja como os diferentes teclados impactam na hora de digitar um texto

Na era digital, a habilidade de digitar um texto de forma rápida é crucial tanto para pessoas físicas quanto para empresas. No entanto, muitas vezes, o impacto que os diversos tipos de teclados têm na rapidez ao redigir um texto é subestimado. 

Qual é o impacto do teclado na hora de digitar um texto?

Ao digitar um texto, a escolha do teclado impacta tanto na eficiência ou rapidez, quanto na experiência. Aliás, existem diversos tipos e cada um deles é capaz de cumprir uma função. Contudo, nem todos são rápidos ou confortáveis para o uso diário. 

Isto é, quem precisa entregar serviços de digitação como forma de trabalho deve estar atento ao fato de que um teclado é uma ferramenta. Dessa forma, alguns modelos podem ser menos sensíveis ao toque, o que prejudica a prática diária da digitação. 

Além disso, um teclado confortável, por exemplo, tem impacto na saúde de quem faz este serviço. Isso porque, o trabalho em si, envolve um tanto de esforço repetitivo, o que pode com o tempo, estressar as mãos e os pulsos e provocar LER (lesão por esforço repetitivo). 

Quais são os principais tipos de teclado?

Existem quatro principais tipos de teclado, os mecânicos, os de membrana, os virtuais e os ergonômicos. Dessa forma, cada um possui recursos úteis para vários trabalhos. Porém, é preciso observar que eles são mais ou menos precisos em cada tarefa. 

Por exemplo, diante de uma tarefa que exige a entrega de textos curtos e em dispositivos tais como, celular e tablet, o teclado virtual tende a ser mais ágil. Por outro lado, quem produz textos maiores, torna-se mais rápido ao usar o modelo mecânico. 

Quem trabalha ou pretende trabalhar como digitador online se beneficia muito ao usar um teclado ergonômico. Pois, ele oferece um nível maior de conforto. Por fim, os de membranas são mais silenciosos e isso ajuda na concentração. 

Veja como os diferentes teclados impactam na hora de digitar um texto
A escolha do teclado impacta na produtividade do digitador. Foto: Freepik 

Quais são os melhores teclados para digitar um texto?

Os melhores teclados para digitar um texto são os mecânicos e os ergonômicos. Isso porque, ambos contêm ótima resposta tátil. Bem como, uma resposta sonora distintiva que faz com que aumente de forma quase inconsciente a confiança e velocidade na digitação. 

Assim, embora os dois modelos sejam ideais para quem trabalha com um grande volume de digitação, vale destacar que os ergonômicos, apesar de às vezes exigirem um período de adaptação, tem diferenciais, tais como:

  • maior conforto;
  • prevenção de doenças;
  • melhor divisão de teclas.

Dessa forma, eles são os mais indicados para quem vai exercer a digitação de modo contínuo. Pois, eles são ágeis na hora de produzir um texto e também garantem o bem-estar e a saúde do digitador ao longo do tempo. 

A prática regular da digitação

Embora a escolha do teclado seja crucial para quem trabalha com digitação, a prática regular é vital para adquirir e aprimorar a velocidade e a precisão. Isso porque, digitar de forma rápida e eficiente é uma habilidade treinável. 

Assim, investir em cursos como os da Digitow é um recurso valioso para aumentar a rapidez e a eficiência na hora de digitar. Pois, possui técnicas e exercícios que ajudam tanto empresas quanto pessoas físicas na melhora da produtividade da digitação.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.